Dicas importantes sobre Meio Ambiente

 

Manual de Etiqueta AFAPAN Novas idéias para enfrentar os desafios da atualidade com relação à agressão ao Meio Ambiente.

I – Água

Quase 20% da população do Planeta {mais de 1 Bilhão de Pessoas} não tem acesso à água potável.

1 Não há nada de errado em tomar água da “torneira”! Saiba que ela é bem tratada antes de chegar a sua casa. Melhor que ter incômodos garrafões é instalar um purificador na torneira. O consumo de água engarrafada envolve o transporte em veículos a diesel.

2 Usar a mangueira de água para varrer a calçada, a chamada “vassourinha hidráulica”, por 15 minutos, desperdiça 280 litros de água. Mais sensato é pegar a vassoura, juntar a sujeira, recolher com a pá e só depois enxaguar o chão.

3 Não deixar que as torneiras fiquem pingando inutilmente é economia líquida e certa de água e de dinheiro.

4 Vasos sanitários com caixa acoplada utilizam 6 litros de água por descarga, em vez dos mais de 20 das válvulas de parede convencionais.

5 Identificar vazamentos em casa não é tarefa difícil.  Fechando as torneiras e interrompendo o consumo é possível observar se os indicadores do hidrômetro continuam girando.  Se estiverem você está desperdiçando dinheiro e água.

6 Assim como escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira aberta, ensaboar a louça com água impa escorrendo na pia é puro desperdício.

7 Uma boa saída para economizar água é fazer uso de aeradores, aquelas peneirinhas instaladas nas torneiras e até no chuveiro. Eles introduzem ar proporcionando sensação de maior vazão e um fuxo mais intenso, mas diminuindo o consumo de água.

8 Existem diversas opções para lavar o carro a seco. Algumas são até mais baratas do que a tradicional, que consome centenas de litros do precioso líquido.  Lavar menos o carro também ajuda a economizar água.

9 Para tornar a dica acima ainda mais eficiente, reduzir a pressão da água por meio do registro também contribui para baixar o consumo e diminuir o valor da conta no final do mês.

II – Energia Elétrica

Quase 87% da energia produzida no Brasil vem das hidrelétricas, fontes limpas, mas limitadas.

VIZINHANÇA SUSTENTÁVEL – Instalando medidores individuais de água é possível incentivar a redução do consumo.

Investir na construção de cisternas facilita a captação e o aproveitamento da água das chuvas.

Painéis de energia solar para aquecer a água do chuveiro estão ficando cada vez economicamente viáveis. Discuta a possibilidade de sua instalação com os vizinhos.

10 Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.

11 Abrir a geladeira e ficar pensando no que vai pegar pra comer com a porta aberta gasta energia.

12 Na hora de comprar eletrodomésticos é possível escolher os mais eficientes no consumo de energia. Eles são reconhecidos pelo selo do Procel (nas marcas nacionais) ou Energy Star (nos importados). Detalhe: eles não são mais caros.

13 O screen saver cheio de efeitos especiais do computador não é a melhor maneira de economizar energia. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana é responsável por até 80% do consumo do computador.

14 Seja bem-vinda a luz natural! Abrir janelas, cortinas, persianas, deixar o sol entrar e iluminar a casa é bem melhor que acender lâmpadas desnecessariamente. Além de fazer muito bem ao seu humor, você também vai economizar dinheiro no fim do mês.

15 Optar por um notebook, se tiver a chance ajuda a consumir muito menos energia que um computador de mesa.

16 Desprezar o elevador e utilizar a escada se tiver de subir ou descer um ou dois andares faz bem à saúde e economiza energia elétrica.

17 Mudar a geladeira e o freezer de lugar pode fazê-los gastar menos eletricidade. Ao colocá-los próximos do fogão e de áreas onde bate sol, eles utilizar muito mais energia para compensar o ganho de temperatura.

E você? Mantém esses aparelhos protegidos do calor?

Aproveite a oportunidade para avaliar se você precisa mesmo de um freezer.

III – Cidadania

Ser um cidadão é participar das decisões da sociedade em benefício de uma cidade melhor e de um país mais justo para todos

VIZINHANÇA SUSTENTÁVEL – Estimular a construção de rampas para facilitar o acesso de quem tem dificuldades de locomoção, como também de sinalização especial para cegos, é um ato de cidadania e de respeito às diferenças.

18 Temos o direito e o dever de denunciar abusos contra o meio ambiente, como o despejo de lixo nos rios, desmatamentos e maus tratos aos animais. Cobrar atitudes dos políticos também faz parte da nossa cidadania.

19 Levar seu filho à escola em caminhadas é saudável. Faz com que ele se habitue a andar a pé e preste mais atenção ao lugar onde vive. Se não for possível, dê carona aos coleguinhas dele.

20 Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro.

21 Compartilhar o carro com os amigos e colegas é bom para todo mundo. “Praticado a carona solidária diminuímos a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente”, recomenda o ambientalista Fábio Feldmann.

22 Sofrer em engarrafamento para ir ao banco e depois testar a paciência numa fila interminável são coisas do passado. Hoje é possível colocar em dia todas as transações financeiras pela internet, sem sair do conforto de casa. A cidade agradece.

23 Ir às compras caminhando até o mercadinho ou à feira perto de casa pode ser divertido e saudável. Vá lá, pode ser que um outro produto esteja um pouco mais caro que naquele hipermercado de sua preferência.  Mas a economia de combustível e de paciência ao se evitar aquela procura cansativa por uma vaga no estacionamento lotado não tem preço.

24 Conscientizar seus filhos dos problemas com o aquecimento global sem fazer terrorismo faz bem para a formação deles. A idéia não é deixá-los sem esperança, mas bem informados e dispostos a cuidar melhor do planeta que as gerações passadas.

IV – Consumo

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa

25 VIZINHANÇA SUSTENTÁVEL

- É possível trazer um pouco do campo para perto de casa criando herbários e pomares para uso comum dos moradores. É mais saudável e econômico.

26 Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. Você costuma usá-los? Para saber mais pesquise no site Planeta Sustentável*, no site, algumas receitas fáceis para preparar detergentes, perfumes, desinfetantes e até mata-pulgas naturais.

27 Passar um dia por semana sem entrar em uma loja é um bom começo de aprendizado para abolir o vício das compras compulsivas, se entrar ao menos recuse as sacolas plásticas. Adquirindo produtos de boa qualidade, duráveis e úteis ajudamos a diminuir a quantidade de quinquilharias que viram sucata em pouco tempo.

28 Andar sempre com uma garrafinha descartável de água tornou-se um hábito saudável. Você é adepto? Se sim, o melhor seria se adotasse garrafas duráveis, como os squeezes. Assim eles voltam para casa e você ajuda a preservar o meio ambiente.

29 Evitar a troca do celular por puro impulso é saudável. Se não resistir à tentação ou se realmente for necessário substituir o modelo antigo, pelo menos insista para que o revendedor fique com o modelo antigo para ser reciclado. Mas – claro! – certifique-se de que o destino dos celulares recolhidos não será o aterro.

30 Dar preferência ao consumo de produtos locais e da estação faz a diferença. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. A última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. Lá eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

V – Reciclagem

Um terço do lixo doméstico t co brasileiro é composto por embalagens que poderiam ser recicladas

31 Fraldas descartáveis são produzidas com plásticos, géis, além de inúmeros outros produtos industrializados e levam mais de 300 anos para se decompor no meio ambiente. Antes de aprender a sar o banheiro direitinho, uma criança utiliza milhares delas. Não é à toa que as fraldas descartáveis são o terceiro item mais encontrado no lixo. O melhor é, pelo menos, buscar moderação em seu consumo, utilizando fraldas de pano quando o bebê estiver em casa.

32 Também é possível viver sem os lenços umedecidos de limpeza, que contém inúmeros produtos químicos que podem até causar alergias nas crianças. Panos de algodão e um pouco de água e sabonete especial cumprem a mesma tarefa, só que com vantagens para a saúde e o meio ambiente.

33 Parar e pensar bem antes de descartar objetos que já não interessam mais permite que você se motive a doá-los a alguma entidade assistencial. Esse material que está apenas ocupando espaço em casa certamente será útil para muita gente.·.

34 Um dos grandes problemas da poluição dos mananciais vem de um hábito difícil de mudar: jogar o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Melhor é separar o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.

35 Já existem no Brasil diversas empresas que comercializam assoalhos de madeira demolição, inclusive móveis rústicos. Optando por esses produtos você está embelezando sua casa ou escritório, reciclando madeira de boa qualidade e gastando menos.

36 Restos de alimento que você despeja na lixeira são bons fertilizantes orgânicos. Espalhar casca de ovo, de fruta e de legume, pó de café, saquinho de chá e pão velho nos vasos ajuda a deixar as plantas mais fortes e bonitas.

37 Minhocário é um recipiente onde as minhocas se alimentam de material orgânico como restos de comida e o transformam em adubo orgânico caseiro que pode ser usado para manter uma horta e dar mais saúde às plantas. É também sinônimo de redução na quantidade de sacos de lixo na porta da sua casa e nos aterros sanitários.

38 Na hora de jogar o lixo no lixo, amassar todas as embalagens recicláveis facilita o trabalho dos catadores e recicladores. Retirar o excesso de resíduos também ajuda bastante.

39 Recolher o cocô do cachorro com saquinhos e depois largá-los num canto da calçada não resolve o problema. Mais correto é depositá-los na lata de lixo. Você pode recolhê-los, ainda, com páginas do jornal que você já leu e descartou.

40 A rua não foi feita para jogar lixo, mesmo que seja uma ponta de cigarro. Resíduos despejados no chão vão parar nas “bocas de lobo”, podem entupir a rede de esgotos e causar enchentes. Se chegarem aos córregos, rios e mananciais farão um grande estrago, poluindo as águas.

41 Se o produto que você comprou tem este símbolo na embalagem, ela é reciclável. Cabe a você encontrar a forma de encaminhar essa embalagem para reciclagem

42 O Brasil recicla 96% das latinhas de alumínio. Com isso, é possível evitar a extração de bauxita economizar energia elétrica e evitar a emissão de quantidades de gás carbônico na atmosfera.

43 Não jogar pilhas e baterias de celular velhas no lixo evita que suas substâncias tóxicas contaminem o solo e os lençóis freáticos. Basta separá-los e procurar um posto de coleta perto de casa. O uso de pilhas recarregáveis também ajuda a diminuir esse lixo tóxico.

VIZINHANÇA SUSTENTÁVEL – Em várias comunidades a implantação da coleta seletiva de lixo já é um sucesso. Muitas também estão recolhendo o óleo de cozinha usado entre os vizinhos para fazer sabão de uso comum.

Ajude a circular estas idéias! Criação: AFAPAN

Desenvolvimento: Amaze

 

3 Comentário(s)

  1. [...] 10- Cartilha com Dicas sobre Meio Ambiente para interagir com Professores, alunos e Pais. (Em desenvolvimento) http://www.pvfar.com.br/index.php/pv-nacional/dicas-importantes-sobre-meio-ambiente.html [...]

  2. EU ADOREI ESSAS DICAS E ACHO IMPORTENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.

  3. [...] – Cartilha com Dicas sobre Meio Ambiente para interagir com Professores, alunos e Pais – Realizado Pela AFAPAN – (Para aplicação com interação da Família) http://www.pvfar.com.br/?p=3256 [...]

Faça seu comentário


 

Últimos Posts

Ficha de filiação no PV

Ficha de filiação no PV

.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________  Zona:____    Seção:...

 
CONVITE para que  você participe na Política

CONVITE para que você participe na Política

Para quem quiser  mudar o sistema, é preciso participar do sistema… e assim ajudar a melhorar nossa cidade… O poder político sempre será ...

 
Hino Nacional Brasileiro – letra e música

Hino Nacional Brasileiro – letra e música

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se...

 
10 valores para ensinar a seu filho

10 valores para ensinar a seu filho

Texto Beatriz Levischi Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros. O convívio...

 
Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Publicado em 04/04/2015 Por IMB em Mundo - Internacional Os recentes acontecimentos em Ottawa, Canadá, comprovam, pela enésima vez, que controle de armas serve...

 
04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

Nova diretoria do MOCOVI 2015/2016 Presidente Glacir Gomes Vice presidente Juliano Settin Vice presidente Valdicir colognese 1º Secretario Paulo...

 
Hino do RS

Hino do RS

Trecho suprimido do Hino Rio-Grandense Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente. ============================== Entre nós...

 
A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

Coluna do Juiz Dr Mario Romano Maggioni no Jornal o Farroupilha em 24 04 2015 O PAI E A MÃE Ter pai e mãe suficientemente bons é o mínimo necessário...

 
VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

Jornal o Farroupilha 13/03/15 Pag 12 16 segundos de vídeo #ForaDilma em Farroupilha 15 03 15 saida Penna de Moraes 12 segundos #ForaDilma em Farroupilha 15 03...

 
10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

- I – Deixa-a falar, porque do passado a pessoa idosa tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação; II...