A influência da grande mídia nos comportamentos.

 

Do que se divulga, se faz publicidade ou propaganda de produto, serviço ou ideologia, seja de forma explicita ou subliminar, não se pode deixar de avaliar a repercussão e influência de seus resultados no comportamento das pessoas.

A televisão tem mostrado em alguns casos, o triste resultado de se propagar comportamentos e ações que acabam por se tornar comuns como valores normais, comuns a qualquer sociedade, seja ela do Rio de Janeiro, São Paulo ou no centro de qualquer pequena cidade no interior do país. Por obvio que se deve abordar, e em profundidade, as questões de alunos que batem em professores, brigas violentas nas escolas, preconceituosos que agridem até matar qualquer pessoa por sua opção sexual.

Entretanto o que se observa, é que quando são abordados da forma como tem sido abordado, acabam por aumentar o número destas criminosas e inaceitáveis ações. Esta é a triste constatação. Basta acompanhar na imprensa.

Estamos invertendo valores e fazendo propaganda de atos que não são, com certeza, os que a sociedade brasileira quer. Os que integram reality shows no Brasil são tratados como heróis. Pode até valer a pena ser considerada como um grande destaque entre as garotas de programa o que vai garantir lugar num reality e ser tratada como celebridade.

As novelas mostram a equivocada realidade de sociedades ricas, onde tudo é bom, tudo se adquire com facilidade, onde vale tudo e o modelo de estrutura de família está centrado numa realidade que, todos sabemos, não é o modelo da sociedade de bem.

Não se sabe mais se a violência da forma que está sendo abordada por novelas brasileiras ou por programas de jornalismo calcados na divulgação explicita da mais legitima baixaria, refletem o comportamento de nossa sociedade ou a sociedade começa a ser o resultado do que se é propagandeado.

Se ninguém está sendo influenciado pela forma de abordagem destes temas o princípio da propaganda precisa ser revisto. Porque a propaganda, ao contrário da publicidade, é uma ferramenta de persuasão de idéias, ideologias e doutrinas, enquanto a publicidade é tornar público algo, divulgar e buscar promoção de produtos e serviços, estimulando o aspecto promocional e comercial.

Se a publicidade é um meio e a propaganda um fim não se pode negar, dentro deste conceito, que se está propagando com ou sem intenção, comportamentos e valores que passam a ser adotados por alguns como modelos de referência a serem seguidos e acabamos aceitando passivos porque se tornam banais.

É nisto que reside o perigo dos conteúdos da grande mídia. E, pior que isso, é nossa indiferença diante destes conceitos que entram em nossas casas todos os dias.

Jorge Fantinel 28/08/2011


 

 

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar.

Faça seu comentário


 

Últimos Posts

Ficha de filiação no PV

Ficha de filiação no PV

.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________  Zona:____    Seção:...

 
CONVITE para que  você participe na Política

CONVITE para que você participe na Política

Para quem quiser  mudar o sistema, é preciso participar do sistema… e assim ajudar a melhorar nossa cidade… O poder político sempre será ...

 
Hino Nacional Brasileiro Рletra e m̼sica

Hino Nacional Brasileiro Рletra e m̼sica

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Se...

 
10 valores para ensinar a seu filho

10 valores para ensinar a seu filho

Texto Beatriz Levischi Criatividade, amor-próprio e autocontrole não se aprendem na escola e ajudam a formar adultos mais responsáveis e maduros. O convívio...

 
Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Direito da posse de arma reduz criminalidade, afirma Harvard

Publicado em 04/04/2015 Por IMB em Mundo - Internacional Os recentes acontecimentos em Ottawa, Canadá, comprovam, pela enésima vez, que controle de armas serve...

 
04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

04/05/2015 assumiu a nova diretoria do MOCOVI

Nova diretoria do MOCOVI 2015/2016 Presidente Glacir Gomes Vice presidente Juliano Settin Vice presidente Valdicir colognese 1º Secretario Paulo...

 
Hino do RS

Hino do RS

Trecho suprimido do Hino Rio-Grandense Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente. ============================== Entre nós...

 
A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

A importância do Planejamento Familiar e da vontade política em repensar toda a REDE de apoio a família

Coluna do Juiz Dr Mario Romano Maggioni no Jornal o Farroupilha em 24 04 2015 O PAI E A MÃE Ter pai e mãe suficientemente bons é o mínimo necessário...

 
VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

VemPráRua 15 03 15 em Farroupilha as 16 h ao lado do clube do comércio

Jornal o Farroupilha 13/03/15 Pag 12 16 segundos de vídeo #ForaDilma em Farroupilha 15 03 15 saida Penna de Moraes 12 segundos #ForaDilma em Farroupilha 15 03...

 
10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

10 MANDAMENTOS DE AMOR À PESSOA IDOSA

- I – Deixa-a falar, porque do passado a pessoa idosa tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação; II...