Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________ Zona:____ Seção:...
Jornal informante Pagina: 14 Política
Responsável pela maior fatia do orçamento, 25% por determinação constitucional, a educação é o tema que abre a série de propostas dos candidatos a prefeito e a vice. Ao longo das próximas semanas, confira semanalmente um assunto de interesse público na gestão municipal e as metas para as respectivas áreas dos que disputam a eleição majoritária.
Coligação Farroupilha Mais
Educação sempre será nossa prioridade. O orçamento municipal destina mais de 1/3 dos recursos totais para investimentos na educação pública.Tal volume de investimentos do poder público municipal tem garantido que tenhamos um sistema público de ensino eficiente, qualificado, moderno. Farroupilha é o 5º melhor em qualidade de educação no Estado segundo o IDEB do Ministério da Educação. São cerca de oito mil alunos na rede municipal em 27 escolas, na cidade e interior, beneficiados com esta qualidade educacional.
Entre as principais propostas de governo para o próximo mandato, destacamos: a ampliação em 1.500 vagas gratuitas nas creches, melhora na estrutura física das escolas, manutenção e ampliação da qualidade do ensino com a formação continuada de professores ampliando para 1/3 da carga horária do professor o tempo para esta formação.
Em nosso entender e fruto da experiência administrativa, a maior e mais urgente questão que se coloca no campo da educação municipal é a criação de mais vagas em creches.Isso porque a nossa cidade, de característica industrial, utiliza muito a mãode obra feminina. A criação de mais vagas em creches também contribui para o aumento da renda familiar, liberando as mulheres para o mercado de trabalho, além de proporcionar a estas crianças um atendimento qualificado e seguro.
Coligação Farroupilha Quer, Pode e Merece
Faremos um governo voltado às crianças. Como disse Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A educação das nossas crianças, jovens e adultos será uma das prioridades do nosso governo. Queremos ser o governo das crianças e da educação. Garantiremos, de forma gratuita, escola de educação infantil (creche) às crianças farroupilhenses. Queremos que nossas mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados, em um local seguro.
Proporcionaremos transporte 100% gratuito para estudantes universitários na modalidade intermunicipal.Construiremos novas escolas nos bairros São Francisco e América. Reconstruiremos escolas nos bairros Cinquentenário, 1º de Maio e Medianeira. Valorizaremos o profissional de educação, através de cursos e aperfeiçoamento. Buscaremos atingir a totalidade das crianças no turno inverso da escola. Entregaremos, de forma gratuita, o uniforme escolar às crianças da educação infantil.Buscaremos a participação da comunidade na escola por considerá-la imprescindível para melhorar a qualidade do ensino.
Pela Vida
Educação representa a maior fatia do orçamento que, em 2013, será de R$ 200 milhões. Temos que investir em novas tecnologias e em informática bem como o acesso a banda larga nas escolas. Nossos alunos estão em outra realidade.O quadro negro e giz já não conseguem satisfazer e acompanhar o que precisam.Educação Infantil é uma obrigação do município e temos que suprir esta necessidade. Vamos suprir a carência de vagas em creches.Isso atrapalha a oferta de mão de obra,pois as mães não têm onde deixarem os filhos. Nossa meta é manter os professores atualizados com cursos de especialização.
Iremos rever o plano de carreira dos professores. Ampliar e incentivar maior participação dos alunos em competições esportivas. Criar um arquivo histórico e cultural de todas as localidades do município, consultando pessoas idosas com relatos. Promover maior consciência e passeios ecológicos com os alunos.Reduzir os atuais índices de notas baixas dos alunos.Repensar, reformar e remodelar o espaço físico das escolas. Rever o acúmulo de funções e os desvios de qualificação por matérias.Dar andamento a chamada dos concursados e fazer novos concursos.Promover maior consciência cultural em todos os segmentos com os alunos.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Ademir Baretta – PMDB
A educação municipal farroupilhense, que é destaque no Rio Grande do Sul onde ocupamos o 5º lugar no índice de Educação Básica do Ministério da Educação, continuará a receber a maior parte dos investimentos públicos em nosso próximo governo.
Uma das metas já definidas é a continuidade com ampliação da formação continuada de professores. Queremos que nossos professores estejam permanentemente atualizados para que seu trabalho tenha cada vez mais qualidade. Boa educação somente com bons professores.
Um grande desafio a ser enfrentado – e vamos enfrenta-lo – é a ampliação de vagas gratuitas nas creches, para atendimento de crianças de zero a 5 anos de idade. Embora os grandes investimentos do atual governo, ainda há uma defasagem expressiva nesta área.
Nosso plano de governo prevê a construção de, no mínimo, duas escolas infantis para atender estas crianças de zero a cinco anos de idade. Além disso vamos continuar com a política de compra de vagas em instituições privadas especializadas para atender esta demanda.
Estaremos atentos para fazer o necessário para que crianças e jovens farroupilhenses continuem tendo uma educação pública de qualidade. É de todos sabido que o desenvolvimento de um país passa pela educação, e por uma educação de qualidade. Um ensino fundamental qualificado será a base com a qual continuaremos a alircerçar o nosso desenvolvimento.
Claiton Gonçalves – PDT
Como disse Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
A educação das nossas crianças, jovens e adultos será uma das prioridades do nosso governo. Universalizaremos a oferta de vagas para a educação infantil dos zero aos quatro anos (creche). Queremos que nossas mães possam trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados, em um local seguro. Sabemos que a LDBEN 9.394/96 obriga os municípios ao atendimento às crianças de 0 a 4 anos de idade, nas escolas infantis. Proporcionaremos transporte 100% gratuito para estudantes universitários na modalidade intermunicipal, a exemplo de outras cidades da nossa região.
Construiremos novas escolas nos bairros São Francisco e América. Iniciaremos um processo de reconstrução das escolas, a começar pelas escolas dos Bairros Cinquentenário, Primeiro de Maio e Medianeira, as mais precárias da rede. Implantaremos a autonomia financeira nas escolas por considerarmos uma decisão que valoriza a direção e o corpo docente e toda comunidade escolar. Valorizaremos o profissional de educação, por considerá-lo imprescindível ao nosso projeto político pedagógico. Ele será ouvido e apoiado em suas necessidades profissionais. Adotaremos a educação em turno ampliado para o ensino fundamental. Entregaremos, de forma gratuita, o uniforme escolar às crianças da educação infantil. Buscaremos a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar por considerá-la fundamental para melhorar a qualidade do ensino.
Glacir Gomes – PV
Educação representa a maior fatia do orçamento, que em 2013 será R$ 200 milhões. Vamos investir em novas tecnologias e o acesso a banda larga nas escolas. Alunos estão em outra realidade. O quadro negro e giz já não conseguem satisfazer e acompanhar o que precisam. Educação Infantil é uma obrigação do município e temos que suprir esta necessidade. A carência de vagas em creches atrapalha a oferta de mão de obra, pois as mães não têm onde deixarem os filhos. A meta é manter os professores atualizados com cursos de especialização. Iremos rever o plano de carreira dos professores. Ampliar e ncentivar maior participação dos alunos em competições esportivas. Criar um arquivo histórico e cultural de todas as localidades do município, consultando pessoas idosas com relatos. Promover maior consciência e passeios ecológicos com os alunos. Reduzir os atuais índices de notas baixas dos alunos. Repensar, reformar e remodelar o espaço físico das escolas. Rever acúmulo de funções e desvios de qualificação por matérias. Dar andamento aos concursos. Promover consciência cultural com os alunos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar.