Ficha de filiação no PV
.Nome:___________________________________ End: ___________________________________ Título Eleitoral: ___________________________________ Zona:____ Seção:...
Organismo feminino é mais suscetível aos danos causados pela bebida
Fonte: Zero Hora 29/10/2011
Nada de drogas ilícitas, barbitúricos ou medicamentos para dormir. A cantora inglesa Amy Winehouse, encontrada morta em sua casa em Londres em 23 de julho, teria entrado em coma após consumir uma quantidade de álcool cinco vezes maior do que a taxa de permitida em seu país, que é de 80 mg de etanol por cada 100 ml de sangue. Conhecida tanto pela voz privilegiada quanto pelas atitudes autodestrutivas fora dos palcos, Amy teria morrido de “forma acidental”, já que não existe, segundo especialistas, como saber em que momento a intoxicação se inicia.
— Depende de cada organismo, da tolerância e do histórico de consumo de álcool. A partir de 300 mg de álcool a cada 100 ml de sangue , já há risco de morte — diz Angelo Campana, diretor do Instituto de Saúde Mental do Hospital Mãe de Deus.
Segundo Marta Jezierski, Diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, para uma mulher de cerca de 50 quilos atingir o índice de Amy (416 mg de etanol), ela precisaria beber o equivalente a uma dose de uísque a cada dez minutos, durante três horas, ou uma garrafa inteira da bebida sozinha. Um fato importante é que a cantora estaria tentando se livrar do vício em álcool e drogas e estaria há três semanas de abstinência.
— A consequência não deliberada deste nível potencialmente fatal foi sua repentina e inesperada morte — informou Suzanne Greenway, responsável pelo inquérito que investiga a morte da artista.
Mitch Winehouse, o pai da cantora, revelou em setembro que Amy sofria convulsões por causa de sua longa batalha para se livrar dos vícios.
Organismo feminino é mais suscetível
O metabolismo do álcool nas mulheres não é igual ao dos homens. O médico Drauzio Varella explica que, se administrarmos para dois indivíduos de sexos opostos a mesma dose, a mulher apresentará níveis alcoólicos elevados no sangue.
— A fragilidade aos efeitos embriagadores do álcool nelas é explicada pela sua maior proporção de tecido gorduroso, por variações na absorção de álcool durante o ciclo menstrual e por diferenças entre os dois sexos na concentração gástrica de desidrogenase alcoólica (uma enzima crucial para o metabolismo do álcool) — explica Varella.
Características
Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol são bem conhecidos: fala arrastada, falta de coordenação motora, aumento da autoconfiança e euforia. Em níveis elevados de intoxicação, o humor tende a ficar instável, com euforia e melancolia, agressão e perda de senso crítico.
Intoxicação
A intoxicação aguda é causada pelo consumo rápido de uma grande quantidade de álcool. A gravidade depende da tolerância do paciente ao álcool, do seu tamanho (ou peso), da sua frequência de ingestão e de quanto alimento consumiu com o álcool. Pensamento demorado, suscetibilidade emocional, náuseas, vômito e hipotermia são comuns.
Alerta vermelho
:: 40 mg de etanol/100 ml de sangue — embriaguez, euforia
:: 150 mg de etanol/100 ml de sangue — intoxicação grave
:: 300 mg de etanol/100 ml de sangue — coma alcoólico
:: 500 mg de etanol/100 ml de sangue — morte
2 Comentário(s)
[...] Morte de Amy Winehouse alerta para perigo do consumo excessivo de álcool. Ofensiva contra o álcool Se você é dependente químico e não agüenta mais esta vida, peça ajuda agora Motivos que podem levar as drogas Saúde, Maconha aumenta risco de distúrbios psicóticos Sete mitos e mentiras sobre a legalização das drogas Motivos que podem levar as drogas 12 princípios do Amor exigente Na rede particular alunos já usaram drogas [...]
[...] Diferença de 2 anos Diferença de 3 anos = = = = = = = = = = = = = = = = = = Saiba mais: Morte de Amy Winehouse alerta para perigo do consumo excessivo de álcool. Ofensiva contra o álcool Se você é dependente químico e não agüenta mais esta vida, peça [...]