PESQUISA sobre PROERD {como dizer NÃO as Drogas}

 

Abrangência: 770 alunos da 8ª série de 21 Escolas, sendo 13 da Rede Municipal, 6 da Rede Estadual e 2 da Rede Particular de Ensino do Município de Farroupilha RS.

METODOLOGIA Abordagem: Qualitativa e quantitativa. Técnica: Auto-preenchimento do instrumento de pesquisa pelos alunos.

Instrumento: Questionário com 23 perguntas no total, sendo 2 perguntas abertas e 20 fechadas.

Período de Campo: Agosto e Setembro de 2009

Execução: Departamento de Estatística da SMECD; Denise Paula Colombo e Simone Teresinha Miorelli


OBJETIVOS Avaliar o conhecimento e a eficácia de projetos educacionais que tem o objetivo de evitar/diminuir a violência e o uso de drogas.

 • Avaliar o número de alunos que conhece, participou e se formou no Programa PROERD.

• Construir análises de satisfação quanto as atividades e o material utilizado no Programa PROERD.

• Diagnosticar a qualidade da participação dos alunos, dos colegas,dos  professores, da escola e dos familiares nas atividades do PROERD.

• Vislumbrar a avaliação e participação dos alunos nas aulas do PROERD.

• Avaliar a conscientização dos alunos em não agir com violência na resolução de problemas e a importância do cuidado com a saúde.

• Quantificar e qualificar o resultado do objetivo do Programa PROERD.

• Vislumbrar, através da coleta dos dados, se o Programa PROERD possibilitou o afastamento dos alunos das drogas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 A presente pesquisa constitui-se de 770 questionários aplicados a alunos da 8ª série em 21 escolas, sendo 446 questionários aplicados em 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, 237 aplicados em 6 escolas da Rede Estadual de Ensino e 87 aplicados em 2 escolas da Rede Particular de Ensino, sobre o Programa PROERD.

Os alunos pesquisados abrangem uma faixa etária dos 14 anos aos 18 anos, sendo 51,8% do sexo feminino e 48,1% do sexo masculino. Na questão sobre se conhecem algum programa educacional que tem o objetivo de evitar/diminuir a violência e o uso de drogas, 85,3% afirmaram que sim e 13,9% afirmaram que não conhecem. Indagados se acreditam que esses programas educacionais evitam/diminuem a violência e o uso de drogas, 54,4% dizem que sim; 39,4% em parte e 6,1% dizem que não. O diálogo em família foi o item mais pontuado com 65,6%, como sendo o fator mais importante para evitar/diminuir a violência e o uso de drogas. No questionamento, se os alunos conhecem o Programa PROERD 98,3% responderam que sim e 1,6% responderam que não. 100% dos alunos pesquisados participaram do Programa e 95,8% chegaram a se formar.
Quanto as atividades realizadas no Programa PROERD, 59,0% responderam ser excelente; 39,5% responderam ser bom; 1,0% responderam ser ruim e 0,5% se abstiveram de responder.
No que diz respeito ao material utilizado no Programa 53,5% responderam ser excelente; 45,1% bom; 1,2% ruim e 0,3% não responderam.
Quanto à participação dos alunos nas atividades do PROERD, 55,7% afirmaram ser bom; 42,6% excelente; 1,3% afirmaram ser ruim e 0,4% não responderam. Quanto à participação dos colegas, 70,3% foi bom; 24,5% excelente; 4,7% ruim e 0,5% não responderam.
Segundo os alunos, a participação dos professores no Programa foi: 55,1% excelente; 39,6% bom; 5,1% ruim e 0,3% não responderam. A participação da escola, para os alunos foi: 61,3% excelente; 36,8% bom; 1,7% ruim e 0,3% não responderam.
Quanto ao envolvimento da família nas atividades do PROERD, 54,9% afirmaram ser bom; 36,0% excelente; 8,7% ruim e 0,4% não responderam.

Conforme questionamento, 84,8% dos alunos afirmaram que avaliaram de alguma forma as atividades do PROERD; 14,5% disseram que não e 0,6% se abstiveram de responder. Na questão se existiu um tempo para os alunos falarem o que pensam sobre o assunto drogas, 94,3% responderam que sim; 5,3% que não e 0,4% não responderam. Quanto à contribuição do Programa para que o aluno perceba a importância de não agir com violência na resolução de problemas, 81,9% responderam que sim, o programa contribui; 15,2% responderam em parte; 2,3% acham que não contribui e 0,5% não responderam. Quanto à contribuição  para o cuidado com a saúde, 86,4% responderam que sim; 10,9% em parte; 2,6% não e 0,1% não respondeu. No questionamento quanto ao resultado do objetivo do Programa PROERD, 68,7% responderam ser positivo na maioria das vezes; 28,3% sempre positivo (resultado foi bom); 2,5% afirmaram que o Programa não produz nenhum resultado junto às crianças e adolescentes; 0,3% responderam ser negativo (o resultado não foi bom) e 0,3% não responderam
 

Quanto as palavras mais relacionadas com o Programa PROERD, as três mais citadas foram: drogas com 14,1%; seguida por violência com 12,6% e conscientização com 12,4%. A palavra menos citada foi doença com 3,8%.

Indagados se o Programa PROERD, que participaram quando estavam na 4ª série, possibilitou o afastamento das drogas, 90,4% responderam que sim; 6,6% responderam que em parte; 2,2% que não e 0,8% não responderam.

PESQUISA PROERD GERAL: Elaborada pela: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Departamento de Pesquisa  

Farroupilha, 2009  Pesquisadoras: Denise P. Colombo  e  Simone T. Miorelli
Por Solicitação de Glacir N da S Gomes, na época presidente do: www.MOCOVI.com.br

 

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